6 Lindas Causas do Projeto Bonecar para apoiar

O #ProjetoBonecar da Associação CasAzul tem como propósito contribuir com  tratamentos humanizados.

Com o objetivo de facilitar a aproximação do médico na realização de procedimentos em crianças como quimioterapias, hemodiálise e tratamentos de longa duração dentro de hospitais. Auxílio importante  para as equipes médicas como recurso terapêutico.

Os bonecos ajudam na elevação da auto estima dos pacientes, e representam um companheiro motivador  que os acompanhará em momentos delicados. O doador dos bonecos cria um elo empatia ao contribuir com uma das causas do projeto.

A Associação CasAzul conta com 6 lindas causas permanentes.

Bonecas da Amamentação

Foram criadas como instrumento de incentivo à amamentação para a Semana Mundial da Amamentação. Atualmente foram entregue cerca de 200 bonecas.

Bonecos Carequinhas

Assim são carinhosamente chamados os bonecos confeccionados para as crianças com câncer. O projeto consiste na confecção de bonecos de pano com características semelhantes às dos pacientes oncológicos que perdem cabelos no tratamento.

Bonecos do Coração

Bonecos de pano com destaque da cicatriz da cirurgia cardíaca e um coraçãozinho bordado, para doação a crianças e adolescentes em tratamento de cardiopatias sujeitas a procedimentos cirúrgicos.

Bonecos do Rim

Bonecos de pano com o rim bordado em destaque, para doação a crianças com doenças renais, que realizam hemodiálise ou diálise peritoneal, geralmente enquanto aguardam transplante. Segundo médicos e terapeutas ocupacionais dos hospitais parceiros, estes bonecos devem ser confeccionados com características específicas, tais como abertura na parte frontal e posterior, para maior identificação dos pacientes que realizam este procedimento.

Bonecos Albinos

São bonecos de pano com característica de crianças albinas, com a pele bem clara e cabelos também claros e geralmente cacheados.  Foram criados para atender inicialmente ao Programa Pró-Albino da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que visa proporcionar humanização e inclusão social para crianças albinas. Com o auxílio dos bonecos, os médicos podem se aproximar dos pacientes para melhor abordar aspectos da foto-proteção e do tratamento.

Bonecos do câncer ocular

O projeto consiste na confecção de bonecos de pano com características semelhantes às dos pacientes com câncer ocular que além de perderem os cabelos no tratamento geralmente usam óculos com tampão e muitas vezes possuem prótese ocular, o que demanda uma higiene específica.

A pedido de médicos da área de oncologia ocular do GRAACC desenvolvemos dois bonecos maiores com prótese ocular para que a equipe possa ensinar aos pais e crianças sobre a higienização e cuidados com a prótese.

4 comments on “6 Lindas Causas do Projeto Bonecar para apoiar

1. Um boneco mais lindo que o outro e imagino que faça feliz TODAS as crianças que o ganha ? Parabéns por esse projeto maravilhoso!!!

2. Olá eu me Chamo ERONILDES e gostaria de fazer parte deste curso, para aprender a fazer as bonecas em geral