Associação CasAzul participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020

A  Semana Mundial de Aleitamento Materno #SMAM2020 no Brasil é amplamente promovida por diversos hospitais, instituições e entidades de apoio ao aleitamento materno.

Na Santa Casa de São Paulo, o evento é celebrado com diversas atividades, incluindo um evento científico nos dias 1 a 7 de Agosto 2020.

Este ano, as voluntárias da Associação CasAzul desenvolveram 60 bonecas a pedido da Santa Casa devido ao grande sucesso terapêutico nos tratamentos humanizados no ano de 2019 – relata Andressa Martins, diretora da CasAzul

Convidada a participar do evento, a Associação CasAzul estará presente para realizar a entrega das bonecas da amamentação #projetobonecar  especialmente para promover a semana de aleitamento materno.Desta vez o evento acontece online e será transmitido para  uma rede de  muitos apoiadores da causa.

As beneficiadas que receberão as bonecas são mães com filhos na UTI neonatal e mães doadoras do banco de leite humano. Uma forma de motivar e estimular o gesto tão importante como o aleitamento materno

Criada pela aliança World Alliance for Breastfeeding Action, Waba,  a Semana Mundial de Aleitamento Materno vem como  proposta  abrigar organizações e indivíduos que apostam na amamentação e a defendem como direito das crianças e mulheres a ser respeitado por todas as sociedades.

Foi introduzida no Brasil em 1998 sob responsabilidade do Ministério da Saúde. É realizada no mês de agosto em mais de 170 países.

Agosto tornou-se um mês simbólico na promoção de aleitamento materno, no Brasil e no mundo e ficou chamado de Agosto Dourado

Os principais apoiadores são as secretarias estaduais e municipais de Saúde, ONGs, organismos internacionais, sociedades científicas, hospitais amigos da criança e rede nacional de bancos de leite humano e outros parceiros

O slogan da campanha mundial  para o ano de 2020 é “Amamente para Salvar o Planeta”. Os objetivos  são formados por quatro pilares

• informar pessoas sobre os vínculos entre amamentação e meio ambiente/mudança climática;
  • ancorar a amamentação como uma decisão climática inteligente;
  • empenhar-se  com indivíduos e organizações para maior impacto;
  • incentivar ação para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação.

Leia também: Associação CasAzul participa da 11ª semana da Amamentação em evento na Santa Casa de São Paulo