Doação de Órgãos, informações importantes que você precisa saber

Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço de vida.

No Brasil possuímos o maior sistema público de transplantes do mundo, sendo que mais de 90% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Somos um país referência em transplante de órgãos.Todavia é preciso que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão para aumentarmos os números de doações.

Quais órgãos podem ser transplantados de uma única pessoa?

É possível doar órgãos como coração, fígado, rins, pâncreas, pulmões e pele. Tecidos (ossos, córneas e medula óssea) também podem ser transplantados.

Conheça as 6 etapas para a doação de um órgão segundo o Ministério da Saúde

Para facilitar pegamos o infográfico do Ministério da Saúde, uma maneira bem simples  para você visualizar o caminho que deve ser percorrido desde o momento da morte encefálica até a liberação total para o transporte do órgão.Um momento de muita espera e angustia para o receptor do órgão e equipes médicas.

Qual é o tempo de retirada de um órgão e o transplante em outra pessoa?

Cada órgão tem um tempo de isquemia, o tempo de retirada até o transplante em outra pessoas. Informe-se na tabela abaixo.

ÓrgãoTempo de isquemia
Coração04 horas
Pulmão04 a 06 horas
Rim48 horas
Fígado12 horas
Pâncreas12 horas

Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil

O dia 27 de setembro é  data escolhida como Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Diversas ações de hospitais e parceiros são realizadas para  conscientizar a população sobre o assunto.

A Casazul promove anualmente as ações do Projeto Bonecar em prol da humanização da saúde constantemente apoiando hospitais a utilizar os bonecos terapêuticos como ferramenta de humanização da saúde.