Logo-Projeto-Bonecar

“Fiquei extremamente sensibilizada, quando vi em um programa de TV, a história de uma menina diagnosticada com 6 tumores na cabeça e que ficava especialmente triste com a queda dos cabelos. Essa menina se transformou e permitiu a interação e a aproximação da equipe médica, quando recebeu uma boneca carequinha igual a ela.”
Gigi Carvalho, Presidente da Associação Bonecar

Após 30 anos na área de organização de eventos médicos, Regina Carvalho, Gigi como gosta de ser chamada, volta a trabalhar ao lado de profissionais da saúde com um novo propósito, dedicando esforços para pacientes, com apelo do amor ao próximo, solidariedade e impacto social na área da saúde.

Em 2015, assistindo a um programa de televisão, Gigi conheceu o projeto Bonecas de Propósito, criado pela carioca Fernanda Candeias, que consistia na produção de bonecas “terapêuticas”, de pano, para serem doadas a crianças em tratamento de saúde em instituições hospitalares.

A convite de Gigi, em 2017, Fernanda veio a São Paulo para treinar uma equipe de 25 voluntárias, iniciando o núcleo do projeto Bonecas de Propósito em São Paulo.

Encantada com os resultados obtidos com o uso de bonecos terapêuticos e reconhecendo a importância de criar novos projetos de humanização na área da saúde para gerar maior impacto social, Gigi Carvalho, contou com o apoio da advogada Andressa I. Martins e a empresária Elaine Nunes, e juntas decidiram fundar, em 2018, a Associação Bonecar.

E deste workshop foram desenvolvidos bonecos para 5 causas onde denominamos os Bonecos Terapêuticos como: Bonecos do Câncer Infantil, do Bonecos do Câncer Ocular, Bonecos Cardiopatas e Bonecos do Nefros.

Tamanho sucesso que em setembro de 2019 o programa de humanização com bonecos terapêuticos foi batizado de Projeto Bonecar, foram criados novos bonecos, os Bonecos Albinos em apoio à causa Albinismo e as Bonecas da Amamentação para promoção do aleitamento materno.

Ao longo dos anos aconteceram também novas sugestões dos profissionais de saúde e novos pedidos foram feitos para as causas de Dermatite Atópica, Trasplantes Hepáticos, Síndrome do Intestino Curto e Colostomizadas, e,  assim, em 2022  chegamos com 10 tipos de bonecos terapêuticos  produzidos. Uma conquista!

O Projeto Bonecar tem um objetivo muito simples e claro, de beneficiar crianças internadas em hospitais concedendo mais alegria e qualidade de vida durante tratamentos hospitalares.

Os bonecos terapêuticos são poderosas ferramentas de conexão entre crianças, médicos, familiares e todos os envolvidos em busca da cura.

Conquistas e Resultados

100%

dos profissionais dos hospitais que já aderem ao Projeto Bonecar recomendam a terapia de bonecos.

77%

de identificação dos pacientes com os bonecos terapêuticos nos hospitais parceiros.

88%

perceberam melhora na adaptação/ aceitação das crianças (ou puérperas) sobre a sua condição e do tratamento/internação.

Instituições atendidas em 2020

• Hospital do Coração – HCor
  • Hospital Infantil Darcy Vargas
  • Hospital Samaritano
  • Instituto da Criança – ICr HCFMUSP
  • Instituto do Coração – InCor HCFMUSP
  • Instituto do Tratamento do Câncer Infantil – ITACI
  • Santa Casa de Misericórdia de SP
  • Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
  • Hospital Menino Jesus – SP
  • Hospital Amparo Maternal – SP
  • Hospital José de Alencar – DF
  • Hospital do Amor – Barretos -SP
  • Hospital GPACI – Sorocaba – SP
  • Hospital do Servidor Público – SP

Quais são os tipos de bonecos terapêuticos do Projeto Bonecar?

Existem atualmente 8 tipos de bonecos terapêuticos que ajudam as crianças no entendimento e compreensão das enfermidades e auxiliam profissionais da saúde.

Cancer Infantil

Associacao-Casazul-Bonecas-Cancer

Cancer Ocular

Associacao-Casazul-Bonecas-Cancer-Ocular

Cardiopatas

Associacao-Casazul-Bonecas-Coracao

Nefros

Associacao-Casazul-Bonecas-Rim

Dermatite Atópica

Associacao-Casazul-Bonecos-Dermatite-Atopica

Transplante Hepáticos

Associacao-Casazul-Bonecos-Hepaticos

Albinos

Associacao-Casazul-Bonecos-Albinos

Bonecas da Amamentação

Associacao-Casazul-Bonecas-Amamentacao

Como posso contribuir para o projeto bonecar?

Você pode contribuir com ajudas financeiras através de doações e contribuir em nosso voluntariado.

O Projeto Bonecar precisa de ajuda constante por ser um projeto anual e cíclico. Crianças não param de chegar aos hospitais com diferentes tipos de enfermidades: câncer, cardiopatias, doenças renais, doenças de pele, hepáticas, dentre outras.