O Projeto Bonecar

O Projeto Bonecar, criado pela Associação Casazul, consiste na confecção de bonecos de pano para serem utilizados como instrumentos terapêuticos ou de incentivo à saúde, conforme necessidade dos seus beneficiários, visando a contribuir com a humanização de tratamentos ou melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.

O principal objetivo dos bonequinhos do Projeto Bonecar é despertar a identificação, sendo importante recurso terapêutico em diversas situações: já foram utilizados pelos profissionais dos hospitais para aproximação da criança, para elevação da autoestima, para auxiliar na realização de procedimentos, assim como, viraram acompanhantes em momentos difíceis, como quimioterapia, hemodiálise e em longos períodos de internação.

Projeto Bonecar

Sua definição por nossas associadas e voluntárias

Bonecas da Amamentação

Foram criadas como instrumento de incentivo à amamentação para a Semana Mundial da Amamentação celebrada em mais de 170 países no mês de agosto.

Projeto Bonecar - Bonecas Amamentação

Bonecos Carequinhas

Assim são carinhosamente chamados os bonecos confeccionados para as crianças com câncer. O projeto consiste na confecção de bonecos de pano com características semelhantes às dos pacientes oncológicos que perdem cabelos no tratamento.

Bonecas Cancer

Bonecos do Coração

Bonecos de pano com destaque da cicatriz da cirurgia cardíaca e um coraçãozinho bordado, para doação a crianças e adolescentes em tratamento de cardiopatias sujeitas a procedimentos cirúrgicos.

Bonecas Coração

Bonecos do Rim

Bonecos de pano com o rim bordado em destaque, para doação a crianças com doenças renais, que realizam hemodiálise.

Bonecos do Rim

Bonecos Nefro

(transplantados renais)

O projeto surgiu para atender a demanda específica de crianças que realizam diálise peritoneal enquanto aguardam transplante renal. Segundo médicos e terapeutas ocupacionais dos hospitais parceiros, estes bonecos devem ser confeccionados com características específicas, tais como abertura na parte frontal e posterior, para maior identificação dos pacientes que realizam este procedimento.

Depoimento da Psicóloga Dyana C. Kavaliauskas (Hospital Infantil Darcy Vargas) CRP. 110630

“Entreguei os bonecos e pedi que explorassem. Alguns acharam o rim de cara, outros tiveram dificuldade de encontrar. A grande surpresa para todos foi quando encontravam o rim. A grande maioria não sabia o formato e ficaram muito curiosos com a abertura atrás. O boneco serviu para que pudéssemos conversar mais abertamente sobre as dúvidas referentes ao transplante, sobre doação de órgãos e sobre o tratamento. Algumas crianças quiseram bonecos parecidos com eles, buscando identificação, alguns quiseram os mais diferentes, buscando um amigo.”

Bonecos Albinos

O Projeto Bonecar surgiu para atender inicialmente ao Programa Pró-Albino da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que visa proporcionar humanização e inclusão social para crianças albinas. Com o auxílio dos bonecos, os médicos podem se aproximar dos pacientes para melhor abordar aspectos da foto-proteção e do tratamento.

Bonecos para Crianças Hospitalizadas

Confecção de bonecos de tecido para crianças internadas por períodos longos, independentemente do tipo de enfermidade.

Esse é o Arthur, que ficou 8 dias internado, sendo 3 na UTI, com meningite. Agora está recuperado, em casa, mas até hoje dorme com o boneco e o chama de “Tutuzinho”.

Artur