Logo-Projeto-Bonecar

Programa Anual de Apadrinhamento de Bonecos

“Fiquei extremamente sensibilizada, quando vi em um programa de TV, a história de uma menina diagnosticada com 6 tumores na cabeça e que ficava especialmente triste com a queda dos cabelos. Essa menina se transformou e permitiu a interação e a aproximação da equipe médica, quando recebeu uma boneca carequinha igual a ela.” Gigi Carvalho, Presidente da Associação Casazul

Após 30 anos na área de organização de eventos médicos, Regina Carvalho, Gigi como gosta de ser chamada, volta a trabalhar ao lado de profissionais da saúde com um novo propósito, dedicando esforços para pacientes, com apelo do amor ao próximo, solidariedade e impacto social na área da saúde.

Em 2015, assistindo a um programa de televisão, Gigi conheceu o projeto Bonecas de Propósito, criado pela carioca Fernanda Candeias, que consistia na produção de bonecas “terapêuticas”, de pano, para serem doadas a crianças em tratamento de saúde em instituições hospitalares.

A convite de Gigi, em 2017, Fernanda veio a São Paulo para treinar uma equipe de 25 voluntárias, iniciando o núcleo do projeto Bonecas de Propósito em São Paulo.

Encantada com os resultados obtidos com o uso de bonecos terapêuticos e reconhecendo a importância de criar novos projetos de humanização na área da saúde para gerar maior impacto social, Gigi Carvalho, contou com o apoio da advogada Andressa I. Martins e a empresária Elaine Nunes, e juntas decidiram fundar, em 2018, a Associação CasAzul.

Em setembro de 2019 o programa de humanização com bonecos terapêuticos foi batizado de Projeto Bonecar, foram criados novos bonecos (amamentação e albinos) e os bonecos até então existentes foram adaptados de acordo com novas sugestões dos profissionais de saúde.

O Projeto Bonecar tem um objetivo muito simples e claro, de beneficiar crianças internadas em hospitais concedendo mais alegria e qualidade de vida durante tratamentos hospitalares.

Os bonecos terapêuticos são poderosas ferramentas de conexão entre crianças, médicos, familiares e todos os envolvidos em busca da cura.

Conquistas e Resultados

100%

dos profissionais dos hospitais que já aderem ao Projeto Bonecar recomendam a terapia de bonecos.

77%

de identificação dos pacientes com os bonecos terapêuticos nos hospitais parceiros.

88%

perceberam melhora na adaptação/ aceitação das crianças (ou puérperas) sobre a sua condição e do tratamento/internação.

Instituições atendidas em 2020

• Hospital do Coração – HCor
  • Hospital Infantil Darcy Vargas
  • Hospital Samaritano
  • Instituto da Criança – ICr HCFMUSP
  • Instituto do Coração – InCor HCFMUSP
  • Instituto do Tratamento do Câncer Infantil – ITACI
  • Santa Casa de Misericórdia de SP
  • Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
  • Hospital Menino Jesus – SP
  • Hospital Amparo Maternal – SP
  • Hospital José de Alencar – DF
  • Hospital do Amor – Barretos -SP
  • Hospital GPACI – Sorocaba – SP
  • Hospital do Servidor Público – SP

Quais são os tipos de bonecos terapêuticos do Projeto Bonecar?

Existem atualmente 8 tipos de bonecos terapêuticos que ajudam as crianças no entendimento e compreensão das enfermidades e auxiliam profissionais da saúde.

Cancer Infantil

Associacao-Casazul-Bonecas-Cancer

Cancer Ocular

Associacao-Casazul-Bonecas-Cancer-Ocular

Cardiopatas

Associacao-Casazul-Bonecas-Coracao

Nefros

Associacao-Casazul-Bonecas-Rim

Dermatite Atópica

Associacao-Casazul-Bonecos-Dermatite-Atopica

Transplante Hepáticos

Associacao-Casazul-Bonecos-Hepaticos

Albinos

Associacao-Casazul-Bonecos-Albinos

Bonecas da Amamentação

Associacao-Casazul-Bonecas-Amamentacao

Como posso contribuir para o projeto bonecar?

Você pode contribuir com ajudas financeiras através de doações e contribuir em nosso voluntariado.

O Projeto Bonecar precisa de ajuda constante por ser um projeto anual e cíclico. Crianças não param de chegar aos hospitais com diferentes tipos de enfermidades: câncer, cardiopatias, doenças renais, doenças de pele, hepáticas, dentre outras.

Depoimento da Psicóloga Dyana C. Kavaliauskas

(Hospital Infantil Darcy Vargas) CRP. 110630

“Entreguei os bonecos e pedi que explorassem. Alguns acharam o rim de cara, outros tiveram dificuldade de encontrar. A grande surpresa para todos foi quando encontravam o rim. A grande maioria não sabia o formato e ficaram muito curiosos com a abertura atrás. O boneco serviu para que pudéssemos conversar mais abertamente sobre as dúvidas referentes ao transplante, sobre doação de órgãos e sobre o tratamento. Algumas crianças quiseram bonecos parecidos com eles, buscando identificação, alguns quiseram os mais diferentes, buscando um amigo.”

A Julie possui cardiopatia e já se submeteu a diversas cirurgias cardíacas. Na última cirurgia que realizou recebeu a boneca do coração que a acompanhou em toda sua internação e procedimentos, facilitando as explicações e tornando tudo mais leve para ela e sua família. “Agradeço de coração pelo presente maravilhoso! Que Deus abençoe todos os envolvidos.” Daiane, mãe da Julie.

“Só posso agradecer por nos apoiar em um dos momentos mais desafiadores de nossas vidas. Malu e “Maluzinha” agora caminham juntas, tornando nosso desafio mais “leve” e cheio de afeto!” #gratidão Luciana, mãe da Maria Luisa

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao Inscrever-se você concorda com a Política de Privacidade, onde descrevemos como são tratados os dados enviados por você.

Estou de acordo com a Política de Privacidade do site (link abaixo do formulário)

*Campos Obrigatórios
      Conheça nossa Política de Privacidade, onde descrevemos como são tratados os dados enviados por você.