O Projeto Bonecar

O Projeto Bonecar, criado pela Associação Casazul, consiste na confecção de bonecos de pano para serem utilizados como instrumentos terapêuticos ou de incentivo à saúde, conforme necessidade dos seus beneficiários, visando a contribuir com a humanização de tratamentos ou melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.

O principal objetivo dos bonequinhos é despertar a identificação, sendo importante recurso terapêutico em diversas situações: já foram utilizados pelos profissionais dos hospitais para aproximação da criança, para elevação da autoestima, para auxiliar na realização de procedimentos, assim como, viraram acompanhantes em momentos difíceis, como quimioterapia, hemodiálise e em longos períodos de internação.

Sua definição por nossas associadas e voluntárias

Bonecas da Amamentação

Foram criadas como instrumento de incentivo à amamentação para a Semana Mundial da Amamentação celebrada em mais de 170 países no mês de agosto.

Associacao-Casazul-Bonecas-Amamentacao

Bonecos Carequinhas

Assim são carinhosamente chamados os bonecos confeccionados para as crianças com câncer. O projeto consiste na confecção de bonecos de pano com características semelhantes às dos pacientes oncológicos que perdem cabelos no tratamento.

Associacao-Casazul-Bonecas-Cancer

Bonecos do Coração

Bonecos de pano com destaque da cicatriz da cirurgia cardíaca e um coraçãozinho bordado, para doação a crianças e adolescentes em tratamento de cardiopatias sujeitas a procedimentos cirúrgicos.

Associacao-Casazul-Bonecas-Coracao

Bonecos do Rim

Bonecos de pano com o rim bordado em destaque, para doação a crianças com doenças renais, que realizam hemodiálise.

Bonecos Nefro

(transplantados renais)

O projeto surgiu para atender a demanda específica de crianças que realizam diálise peritoneal enquanto aguardam transplante renal. Segundo médicos e terapeutas ocupacionais dos hospitais parceiros, estes bonecos devem ser confeccionados com características específicas, tais como abertura na parte frontal e posterior, para maior identificação dos pacientes que realizam este procedimento.

Depoimento da Psicóloga Dyana C. Kavaliauskas (Hospital Infantil Darcy Vargas) CRP. 110630

“Entreguei os bonecos e pedi que explorassem. Alguns acharam o rim de cara, outros tiveram dificuldade de encontrar. A grande surpresa para todos foi quando encontravam o rim. A grande maioria não sabia o formato e ficaram muito curiosos com a abertura atrás. O boneco serviu para que pudéssemos conversar mais abertamente sobre as dúvidas referentes ao transplante, sobre doação de órgãos e sobre o tratamento. Algumas crianças quiseram bonecos parecidos com eles, buscando identificação, alguns quiseram os mais diferentes, buscando um amigo.”

Bonecos Albinos

O projeto surgiu para atender inicialmente ao Programa Pró-Albino da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que visa proporcionar humanização e inclusão social para crianças albinas. Com o auxílio dos bonecos, os médicos podem se aproximar dos pacientes para melhor abordar aspectos da foto-proteção e do tratamento.

Bonecos para Crianças Hospitalizadas

Confecção de bonecos de tecido para crianças internadas por períodos longos, independentemente do tipo de enfermidade.

Esse é o Arthur, que ficou 8 dias internado, sendo 3 na UTI, com meningite. Agora está recuperado, em casa, mas até hoje dorme com o boneco e o chama de “Tutuzinho”.