O Projeto Bonecar, criado pela Associação Casazul, consiste na confecção de bonecos de pano para serem utilizados como instrumentos terapêuticos ou de incentivo à saúde, conforme necessidade dos seus beneficiários, visando a contribuir com a humanização de tratamentos ou melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.
O principal objetivo dos bonequinhos do Projeto Bonecar é despertar a identificação, sendo importante recurso terapêutico em diversas situações: já foram utilizados pelos profissionais dos hospitais para aproximação da criança, para elevação da autoestima, para auxiliar na realização de procedimentos, assim como, viraram acompanhantes em momentos difíceis, como quimioterapia, hemodiálise e em longos períodos de internação.
Doações
A sua doação leva alegria e humanização à vida de CENTENAS de famílias. Escolha uma forma de ajudar:
A cada R$100,00 de doação única ou mensal consideramos como uma “adoção do bonequinho” e entregaremos um boneco ou boneca com um cartão especial em nome do doador. A busca da “adoção” é essencial para possibilitar a manutenção e crescimento dos nossos projetos. Temos como meta entregar todas as bonecas com a respectiva “adoção”, pois acreditamos que dessa forma o beneficiário presenteado sente-se valorizado ao saber que alguém pensou nele.

Sua definição por nossas associadas e voluntárias
“Projeto Bonecar é transformar! Transformar moldes e tecidos em um instrumento terapêutico. Transformar uma boneca em esperança!”
Ana Cristina Hyppolito das Neves Marra, Voluntária e associada
“Bonecar é uma entrega incondicional de amor que vem do fundo do peito sem importar para quem!”
May Queiroz Marques da Cruz, Voluntária e associada
“Bonecar pra mim é deixar alguém feliz, o que me deixa muito feliz também.”
Marilva Grinaboldi Bacchi, Voluntária e associada
“O Projeto Bonecar é receber o presente maior que consiste no privilégio de servir! É costurar esperanças, renovando o amor pela vida!”
Vera Lucia Marsano Campos Arruda,
Voluntária e associada
“Pensando em fazer o bem aos outros e, no caso, às crianças doentes, percebi que ao fazer essas bonecas estou fazendo bem para minha alma, quase uma terapia.”
Milu Rocha Leite, Voluntária e associada
“Para mim, bonecar não é apenas me reunir com pessoas amigas com quem troco experiências e delas me beneficio, enquanto fazemos bonecas de pano especiais. Bonecar é principalmente poder colocar nessa tarefa prazerosa algo de mim mesma, que possa levar uma energia positiva às crianças que recebem não apenas um brinquedo, mas um estímulo à compreensão de tudo por que está passando nesse momento complicado de sua vida.”
Marila Ferraz,
Voluntária no Projeto Bonecar
Bonecas da Amamentação
Foram criadas como instrumento de incentivo à amamentação para a Semana Mundial da Amamentação celebrada em mais de 170 países no mês de agosto.

Bonecos Carequinhas
Assim são carinhosamente chamados os bonecos confeccionados para as crianças com câncer. O projeto consiste na confecção de bonecos de pano com características semelhantes às dos pacientes oncológicos que perdem cabelos no tratamento.

Bonecos do Coração
Bonecos de pano com destaque da cicatriz da cirurgia cardíaca e um coraçãozinho bordado, para doação a crianças e adolescentes em tratamento de cardiopatias sujeitas a procedimentos cirúrgicos.

Bonecos do Rim
Bonecos de pano com o rim bordado em destaque, para doação a crianças com doenças renais, que realizam hemodiálise ou diálise peritoneal, geralmente enquanto aguardam transplante. Segundo médicos e terapeutas ocupacionais dos hospitais parceiros, estes bonecos devem ser confeccionados com características específicas, tais como abertura na parte frontal e posterior, para maior identificação dos pacientes que realizam este procedimento.

Bonecos do Câncer Ocular
O projeto consiste na confecção de bonecos de pano com características semelhantes às dos pacientes com câncer ocular que além de perderem os cabelos no tratamento geralmente usam óculos com tampão e muitas vezes possuem prótese ocular, o que demanda uma higiene específica. A pedido de médicos da área de oncologia ocular do GRAACC desenvolvemos dois bonecos maiores com prótese ocular para que a equipe possa ensinar aos pais e crianças sobre a higienização e cuidados com a prótese.

Bonecos Albinos
O Projeto Bonecar surgiu para atender inicialmente ao Programa Pró-Albino da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que visa proporcionar humanização e inclusão social para crianças albinas. Com o auxílio dos bonecos, os médicos podem se aproximar dos pacientes para melhor abordar aspectos da foto-proteção e do tratamento.

Depoimentos
Depoimento da Psicóloga Dyana C. Kavaliauskas
(Hospital Infantil Darcy Vargas) CRP. 110630“Entreguei os bonecos e pedi que explorassem. Alguns acharam o rim de cara, outros tiveram dificuldade de encontrar. A grande surpresa para todos foi quando encontravam o rim. A grande maioria não sabia o formato e ficaram muito curiosos com a abertura atrás. O boneco serviu para que pudéssemos conversar mais abertamente sobre as dúvidas referentes ao transplante, sobre doação de órgãos e sobre o tratamento. Algumas crianças quiseram bonecos parecidos com eles, buscando identificação, alguns quiseram os mais diferentes, buscando um amigo.”

A Julie possui cardiopatia e já se submeteu a diversas cirurgias cardíacas. Na última cirurgia que realizou recebeu a boneca do coração que a acompanhou em toda sua internação e procedimentos, facilitando as explicações e tornando tudo mais leve para ela e sua família. “Agradeço de coração pelo presente maravilhoso! Que Deus abençoe todos os envolvidos.” Daiane, mãe da Julie.

“Só posso agradecer por nos apoiar em um dos momentos mais desafiadores de nossas vidas. Malu e “Maluzinha” agora caminham juntas, tornando nosso desafio mais “leve” e cheio de afeto!” #gratidão Luciana, mãe da Maria Luisa